Casa

De Wikimerda
Ir para: navegação, pesquisa
60px-Uiquiilogo botante.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Casa.


Uma casa é um lugar onde vivem as pessoas, juntamente com alguns membros da família ou amigos. A casa basicamente se compõe do mais básico, que deve conter: janelas, piso, teto, paredes, jardins, entre outras coisas, e deve estar especialmente em bom estado. Quando a casa não se encaixa nesses elementos básicos, é porquê não é uma casa, mas um barraco. Uma casa geralmente se define como a estrutura feita pelo ser humano para albergue abrigo, convivência diária, comida, trabalho e treinar seus pequenos funcionários (ver: Filhos). Há também outros tipos de casas, que são construídas pelos animais irracionais, embora não sejam chamadas de casa.

História[editar]

Pré-história[editar]

Uma caverna entre as mais avançadas da época

Em tempos pré-históricos, o homem primitivo se abrigava em cavernas, juntamente com todo o seu clã para sobreviver e satisfazer as suas necessidades. Embora suas famílias tenham sido muito primitivas, eles possuíam o suficiente para sobreviver. Por exemplo, para comer, embora o homem não tivesse cozinha, ele se sentava no chão de uma maneira confortável para se alimentar.

Não havia chuveiros ou banheiros, pois o serumano podia mijar em qualquer canto. Para dormir, o homem primitivo usava uma pedra grande como cama e uma menor como travesseiro (muito confortável) e um par de folhas de árvores próximas como cobertor para dormir. O serumano, embora não contasse com uma sala de estudo, utilizava as paredes para suas pinturas rupestres.

No entanto, as cavernas já não eram o padrão de habitação, saíram de moda após o nascimento de Cristo e optaram por construir as cabanas.

As primeiras cabanas[editar]

As cabanas representaram um grande avanço sobre as cavernas

Com a evolução e a moda, o serumano primitivo deixou as cavernas pra trás para construir suas próprias casas. E como poderiam alcançar tamanho avanço tecnológico? Os habitantes das cavernas precisavam de mais espaço para viver, e como a maioria das cavernas eram bolsões de superlotação para eles (já que viver em uma casa de dois metros quadrados é um inferno), eles decidiram criar seus próprios espaços para sobreviver.

Uma boa casa onde se acomodar
Uma casa á altura da anterior

As primeiras cabanas eram feitas de lixo e folhas de palmeira, que eram de grande proteção para o serumano e lhe proporcionavam um maior espaço de deslocamento. Embora tivesse mais espaço, as pessoas não sabiam como organizar.

Conforme as cidades e sociedades da Grécia Antiga e do Oriente Médio se modernizavam, o material de construção das casas foi melhorando e apareceram as primeiras mobílias, como cadeiras, mesas, lareiras e churrasqueiras, entre outros móveis de madeira.

Em Roma se usavam casas de pedras chamadas Constantino, mas com o tempo passaram a se chamar As Casas Super Sociáveis de Santiago.

Roma e Idade Média[editar]

No Império Romano, as grandes cidades não permitiam casas de extenso tamanho, visto que os moradores teriam que se contentar com casas de 4 metros quadrados e compartilhar os edifícios com vizinhos mal-humorados (que também poderiam chegar a acordar em sua cama se você não tomasse cuidado). Dali nascem as vizinhanças e comunidades. No entanto, nas periferias das cidades predominavam casas de enorme tamanho, desde aquela época as classes mais baixas eram um ótimo (modo de falar) exemplo de desobediência civil.

Com a queda de Roma e o aumento da insegurança, os primeiros bloqueios foram projetados. No entanto, inicialmente estes eram de tamanhos e pesos exorbitantes, e apenas um gigante poderia abrir as portas de entrada dos castelos. O tempo foi passando e foram projetados portões menores, mais práticos e mais fáceis de burlar para entrar e saquear.

Atualidade[editar]

A paisagem das primeiras casas contemporâneas era estupendo
Em alguns casos, animais de estimação não devem contar como um pilar da segurança, já que não executam suas funções

Desde 1950, as cidades não permitem grandes lotes para moradias, o que poderia permitir o desenvolvimento de apartamentos em edifícios altos, e apartamentos ainda menores em edifícios menores. E a insegurança também aumentou exponencialmente, por isso criaram as cercas e proteções para evitar que um ladrão entre em sua casa. Mas isso não é um limite para eles, já que contam com o gato mecânico que não faz barulho e aumenta a força que serumano não pode utilizar frente ás proteções.

As casas também mudaram, especialmente no que se refere á eletrodomésticos e móveis. As TVs agora são coloridas, as geladeiras tornaram-se mais eficientes, apareceram os computadores e as amigáveis contas de luz, água, gás e todas essas coisas que outrora eram gratuitas, surgiram (você deve ler as letras miúdas...).

  • Cavernas - Obsoletas desde o ano 200.000 a.C. Estas casas eram de suma proteção para as pessoas. No entanto, um tigre poderia pegar-lhe no fundo da mesma e, em seguida...você já ouviu falar dos furrys?
  • Cabanas - Casas de maior espaço do que as cavernas. Estas eram mais agradáveis e espaçosas. Tem o defeito de apodrecer a cada 5 anos, então você tem que reconstruir uma e outra vez este tipo de casas. Em Cuba, as pessoas constroem valas de papelão há 50 anos.
  • Apartamentos - São casas de não muito espaço, mas é ideal para 1 ou 2 pessoas. Com 10 pessoas em um apartamento, não saberás de quem é a mão nos seus bolsos (ou na sua bunda, se for mulher), na verdade você nem sequer irá saber se esse é o seu bolso (ou a sua bunda).
  • Humilde Residência - Normal, com um par de quartos, banheiro, cozinha, jardim, sala, etc. (ainda que só ocupe a habitação de seu PC, acha que não te conheço?)
  • Mansões - Neste tipo de casa vivem as pessoas endinheiradas. Embora as casas sejam grandes demais para estas pessoas (que geralmente trabalharam apenas um dia em suas vidas), têm ajudantes para preenchê-las e manterem-a impecáveis.
  • Palhaços Palácios - Casas de tamanho inimaginável, que cobrem países inteiros. Nestas casas vivem alguns reis, com seus servos. Alguns destes palácios costumam ter 1.000 quartos cada. Então, o rei pode dormir em um quarto diferente a cada dia do ano.

Funções[editar]

Uma casa

Uma casa, como se mencionou anteriormente, devem satisfazer as necessidades diárias de um indivíduo. Tais como comer, dormir, trabalhar, entre outros. Aqui se mostra a continuação de maneira detalhada das funções que cada casa deve atender para o ocupante, e as coisas que uma casa precisa ter para cada necessidade.

Comer
Primeiramente necessita-se de comida, uma cozinha com todos os seus instrumentos (instrumentos mesmo, como a bateria de panelas), um comedor, alguma mesa de jantar onde comer ou algo assim, um refrigerador e um armário para guardar alimentos. Você pode economizar não comprando a mesa se deseja comer no chão.
Descansar
Você pode dormir no chão, mas é aconselhável ter um edredom ou cama com lençóis, cobertores e outras coisas. Você pode economizar dormindo dentro do armário ou comprando uma caixa de papelão. Ou você pode dar uma de Cosmo e comprar uma cama pra dormir na caixa onde ela veio.
Trabalhar
Depende se você trabalha ou não. Se não trabalha, o melhor é conseguir uma cama para passar o dia todo deitado.
Refúgio
Paredes resistentes e um teto impermeabilizados para evitar goteiras.
Necessidades biológicas
Você precisa de um banheiro com todos os seus artefatos, se quiser manter uma casa higiênica sem dejetos humanos.
Outras merdas
Para ter um carro, você vai precisar de uma garagem ou um quarto pequeno em que você possa colocar o carro. Se você é um traficante de drogas, você provavelmente precisa de um quarto para manter o produto seguro da polícia.

Elementos básicos[editar]

Uma casa sem paredes é uma casa mal-construída
Outra casa

Os elementos básicos listados abaixo são vitais para uma casa, porque sem qualquer um desses elementos, uma casa não é uma casa:

Portas
É um dispositivo mecânico concebido para se mover de dentro pra fora segundo a necessidade do indivíduo para seu movimento. O antecessor da porta, a pedra gigante, cumpria a função das portas atuais de cobrir a entrada das cavernas. No entanto, esta não tinha fechadura, assim qualquer um poderia chegar e realizar um saque na caverna, e morrer esmagado ao tentar rolar a pedrona.
Janelas
São um vidro quadrado, retangular, circular, etc, que são colocados nas paredes, e servem para olhar pra fora e olhar pra dentro, e também é um ótimo alvo para se tacar pedras e garrafas, que geralmente sempre são acertadas. É também indispensável nos computadores.
Paredes
Servem para separar quartos, podem ser madeira, cimento, gesso ou papelão, este último só existem em pontes, acampamentos e favelas brasileiras.
Teto
Não confundir com telhado, é a proteção localizada logo acima da cabeça do habitante, para proteger dos excrementos voadores dos pássaros, meteoritos e chuva. Nota-se que as paredes também possuem esta função quando vem da direita para a esquerda (ou vice-versa) e não de cima pra baixo. Os tetos geralmente são feitos de sacos de lixo.

Se por algum motivo a sua casa não inclui alguns dos requisitos acima descritos, certamente você foi enganado, e devem ter te vendido uma caixa ou pedaço de rua semi-construído. Reclame ao procon ou tente comprar uma Tele-Sena.

Áreas de uma casa comum[editar]

Sala[editar]

Uma típica habitante de uma casa

Sala de Estar diz tudo: um lugar para estar de boa, esperando o sono chegar, e ficando de perna para o ar. Na sala de estar (em um grande caso diferente da sala), também pode se colocar a televisão, o sofá e a cerveja.

A sala de estar é diferente da sala comum na maioria dos casos, mas nela é possível adicionar uma televisão, sofá e cerveja para curtir alguém falando coisas interessantes nas corridas de Formula 1, nos jogos de Futebol ou quaisquer programas televisivos, enfim; um lugar de paz, sossego e tranquilidade...

O problema é quando chega um palhaço na rua, ou a sogra aparece na sala de estar, pedindo pra você trocar o canal do futebol pra colocar no canal da novela, ou no Canal do Boi. Esta cena se repete todo o tempo, todos os dias nas mais variadas salas de estar do Brasil e do mundo inteiro (o Canal do Boi tem cobertura universal).

Quartos[editar]

É uma área da casa que é utilizada para satisfazer as necessidades do sonho das pessoas, como o escritório, ou a sala de cinema onde apareça um filme da Jennifer Lopez. Mas também é o lugar onde geralmente se encontram os objetos íntimos das pessoas: roupa íntima, armas de fogo, várias ervas e pílulas, brinquedos (para adultos crianças), preservativos (para crianças adultos), etc. Também é muito provável que neste lugar se encontrem alguns elementos básicos de entretenimento, como computador, televisão e outros entretenimentos essenciais para a vida também são encontrados.

Cozinha[editar]

Uma dona de casa que sabe se virar na cozinha (infelizmente, só sabe fazer hambúrguer de siri, mas é um hambúrguer bão que só!).

A cozinha é a parte mais nutritiva da casa, ela é amada por mortos de fome e gulosos da televisão. Ela é formada pela pia, sua mãe, ralo, sua mãe de novo, cimento, com sua mãe dentro, armário, sua mãe lavando panelas, etc. A família brasileira normalmente faz suas refeições na cozinha, mas quando a cozinha é um cuzinho de pequeno, eles comem em outro cômodo da casa em que caiba uma mesa, como a sala, ou então cada um almoça em seu canto, já que hoje em dia família nem se olha na cara mais.

A cozinha é um local muito frequentado por moscas, ratos e baratas que tentam de alguma forma roubar um pedaço de sobejas ou mesmo seguir uma carreira profissional como chefe de cozinha ou pizzaiolo. De fato, alguns ratos até conseguem virar chefes de cozinha. Tais pragas determinam o nível de higiene de uma cozinha, e se um deles for encontrado na cozinha de um restaurante, o Lineu Silva da vigilância sanitária vai correndo fechar o chiqueiro.

Depois do banheiro, a cozinha é, provavelmente, o lugar mais nojento da casa. Cheio de restos de comida e, se você tiver azar, baratas, ratos e moscas por todos os cantos. Sem falar da louça suja, que se você mora sozinho, provavelmente deixa acumular por semanas até o fundo das panelas corroerem.

Banheiro[editar]

Um lugar reservado pra escorregar o moreno, descer a massa e tirar a água do joelho. Um exemplo de mau gosto e bizarrice começa pela pia, bidê e vaso sanitário feito com cerâmica cozida direto de olaria, no caso de peças de metal como torneiras, ralos e chuveiros. Estes são feitos de plástico ressecado adquiridos em lojas de 1,99 com o mais puro engana besta.

Não existem ralos na maioria da vezes no piso ou no fundo da pia pois este tipo de construção sempre fica pela metade. Outro exemplo de baranguice e mau gosto pode se ver nas portas sem maçanetas ou mesmo fechaduras amarradas apenas com um barbante de nylon ou fechadas com uma cortina feia e encardida escondendo o buraco da porta, outro detalhe visível são as janelas tapadas com papelão impedindo a entrado do vento frio.

Telhado[editar]

Uma linda casa

Telhado é o chapéu, a peruca, nada mais nada menos que o cabelo da casa; sua função é cobrir e proteger a casa contra ação ultraviolenta do sol e da chuva, além de impedir que um pombo cague na sua cabeça ou que o Comandante Hamilton veja você dando aquela cagada. No telhado tem ninhos de pássaros, antenas parabólicas, chaminés e esqueletos de pipas abatidas pelo cruel e malvado cerol de linha 10. O cerol é uma mistura criminosa muito conhecida pelos telhados, esta mistura é feita com cola de sapateiro de madeira e vidro moído que as crianças passam na linha dos papagaios e pipas para cortar a linha e cabeça de motoqueiro jogando todas em cima do telhado.

O telhado é o primeiro que leva pau na cara quando Tony Tornado aparece mal-humorado VUUUUuuuuusss!!! e furioso com seus ventos zangados e devastadores jogando todas as pobres e frágeis telhas no chão, deixando toda a casa careca e medíocre. Gatunos e gatos tem uma certa tara por telhado usando o mesmo pra fazer o mal feito cometendo crimes e maledicências com a paz pública favelais e burguesais, usando o telhado como ponto de fuga ou estratégia para vigiar os movimentos da polícia em supostos ataques surpresas em suas secretas bocas de fumo e revenda de cheiramentos e etc.

Uma casa perfeita[editar]

Uma casa perfeita com todo o seu esplendor

As casas possuem uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos, bem como a disponibilidade de muitos elementos. Mas há muito que se estabeleceram as características de uma casa perfeita. Para que seja assim, tamanho perfeito de uma casa deve ser de exatamente um metro por cada milhão de metros quadrados, dimensões que farão você obter grandes pontos com seus vizinhos que irão morrer de inveja e desejarão a sua aniquilação por você viver melhor que eles.

A casa perfeita deve ter um elegante rosa-elétrico fúcsia, com histriônicas flores de histriônicas cores fosforescentes estampadas em todos os lados. As paredes exteriores deverão estar cobertas com doces, caramelos e chocolate puro a ponto de aparentar ser um excremento. As portas de madeira de Árbol Deku ou da árvore que você tem fora de casa. O solo de mármore veneziano, janelas de lâminas de diamante, as paredes interiores de kriptonita e os banheiros de titânio revestido com ouro de vários quilos de 3 quilates.

Finalmente, nenhuma casa seria perfeita sem um ótimo sistema de segurança. Pra fazer isso, você deve ter uma pequena legião de raças de animais de dentes e garras afiadas, peludos e de proporções consideráveis (por exemplo, uma matilha de cães ou qualquer colônia substancial de formigas) para guardar a porta de entrada e para brincar com as crianças. Também deve haver um grande jardim minado por cada centímetro do terreno, de modo que os meios de saída e entrada da casa sejam o teletransporte comum. E, por sua vez, deve ter uma pequena família de elfos arqueiros qualificados que vivem no telhado, para que deem tiros em qualquer um que tente entrar, como foi visto muitas vezes no filme O Senhor dos Anéis, perfeito paradigma de como você deve proteger sua casa de visitantes indesejados.

Tipos de casa[editar]

Casa de pobre[editar]

Uma típica casa de pobre
Um típico banheiro, lavado com Pinho Sol duas vezes por dia

Aquela caixa de papelão que o mendigo deu para a família Silva, ao ficar com pena de ver a pobre família ficar tomando chuva e enchendo o saco de todo mundo com espirros incessantes que se estenderam pela noite inteira. Casas de pobres são ferradas, com as paredes de papelão todas moles devido às chuvas, além de ter sido pichada com os caracteres "Aqui mora um corno viadinho" por alguns vândalos. A casa dos pobres não é a melhor do mundo, talvez por nem ser um casa propriamente dita, mas olhe pelo lado bom: Pelo menos eles tem uma casa, e ainda não precisam ir morar no esgoto, com a possibilidade de contaminar os ratos com suas carne podres e malcheirosas.

Quando o pai terminou de pagar as dívidas do boteco, que totalizavam cerca de 872634876238746 reais por todas as branquinhas que tomou, ele ficou falido, e foi obrigado a trabalhar eternamente como escravo trabalhador do dono do boteco. Porém, como a mãe estava exigindo que ele comprasse uma casa para a família, ele teve que tentar ganhar cerca de cinco reais ganhos por caridade, que ele usou para comprar a sua caixa de papelão com o desenho de uma casinha.

O problema é que ele foi enganado, e a caixa de papelão não aguentou nem a primeira chuva, e ficou com as paredes moles e caindo. Então, a mãe seu filho acabaram ficando na rua outra vez.

Casa de praia[editar]

A casa de praia típica costuma ser aquele cubículo de quarenta metros quadrados comprada 100% financiada pela Caixa Econômica Federal em 360 prestações de 300 reais, rachadas entre o pai, a mãe, a tia, o tio, a avó e o vizinho. Quando a casa de praia é de um paulistano pobre, ela na maioria das vezes fica em Praia Grande, e ás vezes em Santos, Guarujá ou Bertioga. Quando é de um carioca pobre, ela costuma se localizar em Itaipuaçu, Maricá, Saquarema, Bacaxá, Araruama, São Pedro da Aldeia ou Iguaba. É nesses dois estados que a cultura da casa de praia está mais enraizada.

Qualquer fim de semana um pouco mais prolongado (tipo um feriado na sexta mais o fim de semana) já é um bom motivo para os pobres pegarem o fusca e encararem 2 horas de estrada até chegar lá. Mas sem dúvidas as ocasiões maiores são o Carnaval e o Ano Novo, quando milhares de pobres lotam as estradas, pegando cerca de 10 horas de engarrafamento (isso se não tiver algum acidente no caminho ou um repentino temporal de verão encharcar a pista toda e fuder ainda mais o trânsito).

Ver também[editar]


House gabrielle nowicki .svg Coisas da Casa

Na minha casa tem...

AlmofadaAr CondicionadoArmárioAntena ParabólicaAbajurAzulejoBanheiroBidêBancoCerâmicaColherCorredorCozinhaChaminéChuveiroCozinhaCopoChaveCaixa D' ÁguaCadeiraChurrasqueiraChapaCondicionadorCanecaComputadorCobertorDobradiçaEdredomEscadaEspelhoFio ElétricoEncanamentoEscritórioFechaduraFogãoFacaFossaGaragemGavetaGuarda RoupaGarfoGeladeiraInterruptorJardim de InvernoJanelaLavanderiaLavadouraLençolLiquidificadorLâmpadaLareiraMaçanetaMesaMicroondasOficinaParedePára-raiosPenicoPiaPorãoPortaPorta da cozinhaPapel HigiênicoPortãoPratoQuartoQuintalRaloRoupaRelógio de ParedeSacadaSala de EstarSala de EstarSexto de LixoSala de JantarSaboneteSofáSótãoShampooSecadoraTetoTravesseiroTelhadoTesouraTanque de Lavar RoupaPorta ToalhasPoltronaTrancaTelevisãoTijoloTorneiraTorradeiraTelefoneTelefone CelularTorradeiraVaso SanitárioVídeo GameVentiladorVentilador de TetoVarandaXícara de CháXícara de Café

House christoph brill 01.svg