Forum:O que anda acontecendo?

De Wikimerda
Ir para navegação Ir para pesquisar
Fórum da Wikimerda
Banheiro de Matinho > O que anda acontecendo?
segunda-feira, 8/03/2021, 07h24min


Pessoal, criei esse tópico, pois vi que ultimamente andam tendo certas manifestações conflituosas de usuários daqui com a Desciclopédia. E pelo pouco que vi o conflito esta chegando na sede de administração do site. Alguém poderia por favor me dizer o porque disso tudo? Velociraptor (discussão) 15h00min de 17 de fevereiro de 2021 (UTC)

Havendo concordância, farei o comentário amanhã. 11 meses de lockdown e home-office arruinaram minha vista com fotofobia e ainda não me habituei com o modo noturno do meu notebook. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 2 331 preppieditsRhubella selo-01.png 20h41min de 17 de fevereiro de 2021 (UTC)

Relatório preliminar

Ui! você nem imagina, mona!

Bom, tudo começou lá pelo dia 22 de janeiro quando foi criado um tópico Forum:Dragomaniaco na Wikimerda no boteco na Desciclopédia onde alguns usuários descobriram que o maior vândalo da DP se abrigava na Malucopédia e embora fosse uma conversa informal logo percebeu-se que 2 usuários da wiki estavam editando por lá. Alguns usuários não gostaram pois na ocasião dos eventos de agosto de 2020 saíram em defesa ao Drago e (na minha opinião) ao perceberem a rigida administração da wiki se bandearam por lá. Por isso, os dois usuários foram encarados como possíveis traidores do movimento descíclope e mandariam aquele stormtrooper do Guerra das Estrelas atrás do Finn.

Aqui nós vemos o Palhaço Descabelado xatiado após ser banido da DP.

Até esse momento era uma coisa banal e resolvi me manter neutra já que era um assunto da wiki. Entretanto peço atenção a esse evento paralelo que, sim, vai explicar alguma coisa. Lá pelos idos de janeiro, segundo calendário romano um certo Palhaço Descabelado foi banido na DP por Patrulhamento ideológico no artigo Travesti por não aceitar uma troca de imagem e conteúdo que foi encarado como verídico. Havia desfeito uma edição da Agome e discutiu com alguns usuários da DP que estavam naquele forum dias depois. Após o bloqueio esse vândalo foi se refugiar na Destruipédia e copiou a sua versão do artigo para lá.

Nesse meio tempo, houve uma perseguição aos usuários que estavam na DP e o usuário Comrade foi bloqueado após tentar convidar uma usuária novata e falar mal dos administradores por IP. Entrementres em 9 de fevereiro, foi criado na UnMeta um tópico (Forum:Problem with Dragomaniaco in Malucopédia) questionando a validade do Dragomaniaco ser sysop na Malucopédia enquanto era bloqueado na Desciclopédia criado por Leonel Sohns. Eu achei inoportuna esse intrometimento e respondi que as wikis eram projetos independentes entre si e era comum uma wiki servir de refúgio no caso de bloqueio em outra e fechei o tópico. Além disso, solicitei que não interferisse em intrigas extra-wiki. Após isso, fiz uma checagem para ver se tratava de algum descíclope disfarçado querendo treta. A origem do IP não deu o resultado esperado e o tal Leonel era o mesmo usuário que edita no UnCommons, sendo portanto um wikipedista.

Parece que um ex-vândalo não pode editar em outra wiki em paz.

A coisa começou a explodir a partir de 12 de fevereiro pois alguns desses usuários do primeiro tópico conversavam entre si sobre a situação criada por aquele tópico e além disso, aconteceu um vandalismo perpetrado um usuário chamado 1991, logo houve desconfiança de que o ataque foi realizado pelo Comrade e além disso, a mando do Dragomaniaco como acreditavam os usuários. A partir daí, comecei a perceber que tanto o forum criado na UnMeta como a escalada descíclope levaria a um novo conflito extra-wiki e resolvi intervir avisando ao Dragomaniaco que controlasse o Comrade e que se afastasse por alguns dias para criar uma distensão e ver se a questão continuasse na DP. Infelizmente, o resultado foi o contrário pois mesmo com o Drago sugerindo que o Comrade esquecesse como a ligação dos dois foi crescendo.

Agora tudo virou motivo de visitar wiki alheia.

A partir do dia 15, foi aberto novo tópico na DP relatando os receios desses usuários. O grande problema que percebi é que essa nova geração de descíclopes tem entre 13 a 14 anos estavam preocupados que o assunto tinha chegado aqui e mantive a solicitação que o Drago ficasse fora da wiki e nada. No dia seguinte, criei o artigo Fatos sobre os usuários da Desciclopédia com as minhas visões deles descaraterizando o vandalismo realizado sob esse tema e daí ele perceberam que estavam sendo observados mas nem com essa atitude o tópico foi encerrado, no mesmo dia foi pedido o check user no usuário 1991 e do Comrade que deu no compartilhamento do IP, ontem.

A coisa ainda piorou devido a notificação por parte do Terror de uma denuncia recebida pelo discord da DP num artigo criado por mim onde ele colocava como vilão da wiki. Nesse momento perdi a paciência do Drago pois, não só concordo com Terror que ele nunca vandalizou a wiki como a postura do Drago revela descontentamento e ressentimento com os episódios ocorridos com ele e Lessien em agosto passado. A edição foi feito no dia 6 de janeiro, dia que ocasionalmente costumo passar os sábados fora para descansar, comprar um livro, hotwheels ou moveis de casinha do Sylvanian Families. Sim, reconheço que brinco com bonecas eu tenho uma família de raposas da Sylvanian e estou comprando os móveis como passatempo enquanto faço home-office.

Assim, as coisas ficaram nesse marasmo até às 4 da madrugada de 17 de janeiro quando curiosamente me lembrei que o Drago tinha comntado sobre fechar uma wiki na Miraheze mas não me informou a wiki. E como antes já tinha dado alguma assistência na Destruipédia foi dar uma olhada e encontrei o mesmo usuário palhaço por lá. E além disso, continha um texto sobre os usuários da DP, que embora seja menos ofensivo, era semelhante ao texto na userpage do Comrade. Na primeira ocasião acreditei ser o Comrade ainda ressentido com o bloqueio. Novas advertencias ainda até as 19 horas já sob ultimato a Comrade e Drago não só surtiam efeito como já era previsível uma intervenção militar descíclope na UnMeta e o único jeito foi solicitar um novo check user entre Palhaço Descabelado e Comrade baseado nesses fatos. (Entretanto, não houve compartilhamento de IPs).

Quanto a situação criada pelo Dragomaniaco, simplesmente reverti as edições dele e adverti que o Terror não serve como colocar como vilão se nunca fez algo para isso. Para mim, só houve no máximo 3 exemplos de um administrador ter sido o Dono da Desciclopédia baseado do histórico do site: Usien, Kohl e Jonny. E embora ele insistisse nisso nunca o adverti dele se comportar em relação ao Terror da mesma forma que fez com Tyler Durden, inclusive colocando num forum uma imagem de um oficial nazista o comparando e quase decretando não só seu desysop como seu banimento. Eu percebi os mesmos erros que o Drago fazia mas não o adverti para ver se ele se acalma-se, e além disso a minha revelação sobre o Palhaço finalmente deu resultado e o forum na DP começou a perder força e após o segundo check o alvo no tópico passou a ser os artigos traduzidos na Desgalipedia. Entretanto, tanto Terror como Alz resolveram distender o tópico e dar motivos que não daria pra continuar atribuindo inimigos ideológicos à vontade.

Vou deixar uma seção para comentários muito embora ainda dê algumas opiniões sobre o caso. Muito obrigado!

Comentários

Na primeira vista, é natural a estranheza entre os usuários da DP em ver usuários que estão percebendo uma administração rígida demais em verem outras wikis mais democráticas. Antes mesmo desse problema surgir descobri que a Malucopédia não possui uma página sobre regras de votação devido ao fato dos mesmos usuários editarem as 2 wikis e se convencionou-se como tal. Os problemas oriundos de um vândalo que acabouse refugiando só pioraram a percepção de que não só as outras wikis são encaradas como plágio da DP, como seus quadros são compostos por vândalos e usuários banidos da DP, o que podemos interpretar como refugiados. Motivo que dei ao Leonel Sohns.

Outra coisa que percebi algum tempo é a propaganda utilizada a cada nova geração que além de influenciar acaba doutrinando essas novas gerações na Desciclopédia. Percebi isso, ao assitir no 247 um relato semelhante sobre o facebook. Todos os memes falando sobre a esquerda e pautas identidárias serviram para demonizar a esquerda em si, não só o PT e contribuiam para o caos que nós estamos. Essa juventude de 13/14 anos vai chegar aos 18 crente que aqui é um plágio da DP e nos encarar como vândalos como sempre e aqui não fazemos esse tipo de coisa neles. Foi esse o motivo de muitos jovens serem simpáticos ao Bolsonaro e a extrema-direita. Esse tipo de coisa, embora não mais encoraja descíclopes ou fãs atacarem outras wikis manterá esse comportamento.

Outro problema psicológico que debati é a minha preocupação ao Drago. Mantenho o julgamento de que ele não deveria ser administrador porque ele perde a razão e a neutralidade que um administrador deve ter ao seu trabalho. Como ele já me comentou enquanto elaborava meu relatório aqui sei que esse assunto será deixado de lado e somente darei o mesmo conselho que recebi do CartoonistHenning anos atrás: "Não se importar com uma comunidade cheia de usuários com média de 14 anos".

Deixo isso como minha crítica, senhores muito obrigado. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 2 331 preppieditsRhubella selo-01.png 12h09min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)

Olá. Sei que o assunto não é de minha competência, mas queria deixar minha opinião sobre o caso.
Bom, primeiramente é bem decepcionante notar que não levaram nem seis meses para arranjar mais atritos entre wikis do mesmo projeto. Com a quantidade de adultos dirigindo e administrando as tais wikis envolvidas, eu realmente cheguei a acreditar que nós aprenderíamos com as cagadas de um passado não tão distante. O caso poderia ter simplesmente se resolvido sozinho com os sysops bloqueando os vândalos em suas respectivas wikis, sem intromissão nem interferência externa. O que me leva ao segundo ponto: concordo que três ou quatro descíclopes, da chamada "nova geração", erraram e erraram feio ao levar esse assunto para o fórum da maior wiki hospedada por Carlb. A ânsia de fogo das pessoas é mesmo incontrolável (e eu sou prova disso também, olha eu aparecendo no meio da briga toda). Naquela confusão do ano passado, um certo usuário me disse que as pessoas querem mesmo é ver o circo pegando fogo — não acreditei nele no momento, agora quebrei a cara. Mas vocês devem relevar o fato que os novos editores não estão acostumados com a semelhança entre a DP e as wikis emancipadas, como os antigos editores estavam.
Outrossim, o problema do comportamento do usuário Dragomaniaco é algo que não me diz respeito, já que sou "estrangeiro" por aqui. Gosto da ideia de que cada wiki tem seus próprios debates e problemas a resolver; isso dá uma sensação de autonomia e paridade entre as diferentes wikis hospedadas neste servidor. Por último, deixo aqui meu elogio ao sysop acima, que procura agir com maturidade e aparente neutralidade como um editor crosswiki. O conselho do Henning é válido e não é aplicado apenas a nosso pequeno contexto aqui. Bom, acho que é só.Smalkade (discussão) 12h36min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)
Por que toda a participación de Desciclopedia en conflitos o primeiro que se me ocorre é sobre Son Goku?

Eu agradeço o seu comentário imparcial por aqui Smalkade. E aparentemente é bom se ver os dois lados da moeda para poder ter a sua opinião própria, você na DP só ouviu coisas negativas e tóxicas sobre mim, mas eu não vou mentir, eu criava artigos de maneira preguiçosa e já me alertavam para eu PARAR de fazer esses tipos de criação, na qual eu os ignoravam e com tanta pressão que me davam que eu até soltei farpas neles, o que os fez considerar como uma ofensa e me banir de vez no Site, além de criarem a químio para consertarem todas as minhas bagunças e oficializarem de vez que artigo copiado de outras wikis mesmo modificado é considerado um vandalismo.

Mas numa coisa eu NUNCA incentivei foi atacar o Site. E sim, eu tenho rixas com certas pessoas também, incluindo uma que iniciou as campanhas contra cópias de artigos de outras wikis com leve modificações comicas, eu o odiava por um tempo até eu ver a comunidade inteira unida para eliminar mais de 80% dos artigos que eu criei por lá, o que me fez eu finalmente ACEITAR o meu erro e me fez eu esquecer a raiva dessa pessoa. Quase todos não me querem mais na Desciclopédia por eu ter sido esse copião de wikis e temem que a minha volta por lá gere infinitos flamewars, eu sentir na pior forma quando eu tretei com o Terror conforme explicado pela Rhubella, devido a esse meu ataque nele, fez com que eu retirassem o meu Sysop por lá e em bônus, o JPLSilva me baniu por um ano no Uncommons (antes era 3 meses que depois aumentou para 6 meses quando eu burlei o bloqueio para ir conversar com o UltraJonny como IP e tretei com o JPLSilva por ele ter dado Rangeblock no meu IP e até o ofendi na UnMeta o que o fez dar o ban de 1 ano, apesar dele pelo menos ter removido o Ban na faixa de IP) e com os meus fardos que eu dava na UnMeta, Rhubella me baniu por um ano por lá para que eu não cause mais problemas, mas depois falou comigo com o resto da paciencia que ela tinha para mostrar a gigantesca bagunça que eu provoquei, o que me fez eu desistir de vez tentar voltar para a Desciclopédia e viver em paz nas outras wikis.

Eu só considero injusto a calunia indireta que o Terror fez em mim quando deu ban infinito no Conrade e na sua página de usuário diz ele ser um Meat Puppet meu, eu NUNCA incentivo ninguém a atacar outros sites e eu cometir um erro em caluniar o Terror, onde para eu não me dar mau no final, eu necesitei ocultar as minhas edições onde eu ataquei para que não seja usado de prova para eu perder os Sysops aqui na Malucopédia e na Wikimerda. Ele como um usuário e burocrata pode fazer um bom trabalho ao Site, mas como humano me desagrada, pisoteando e ofendendo vândalos que estão quietos em seus Sites e eu não posso me defender já que eu sou um vândalo e na certa eles baniriam infinitamente a minha faixa de IP.

Bom, essa foi a minha história e por minha parte, manterei a imparcialidade das wikis e vigiaremos os que foram banidos na Desciclopédia para ver se não estão atacando o Site e tomaremos nossas próprias penalidades neles caso os incomodem. Enfim, é só. Dragomaniaco o grande Sábio 2myqbup.gif Comentários 1 587 Contribs 13h27min de 18 de fevereiro de 2021 (UTC)

Encerrando

Bem, como o tópico que detonou a crise na Desciclopédia foi encerrado na madrugada de hoje. E após o relatório que publiquei houve poucas reações entre os envolvidos e tanto a Desciclopédia como a sagrada Desgalipédia registraram em seus artigos internos (Retrospectiva 2021 e Xornal da Desgalipedia, edição de 18 de febreiro; respectivamente) creio que esse tópico também perdeu interesse e estou fechando. Se algum administrador que não se envolveu quiser dar uma réplica pode ser feita na página de discussão. Rhubella selo-02.pngRhubella Marie, a ratinha preppie 2 331 preppieditsRhubella selo-01.png 14h20min de 20 de fevereiro de 2021 (UTC)

Links externos