Monark
Nota: Se procura o Youtuber com este nome, clique aqui.
![]() |
PEDE PRA PÔR NOVAS IMAGENS!!!
Este artigo não tem imagens, talvez porque a internet mais uma vez tenha vacilado com a gente, coloque imagens no artigo se não quiser sua alma entregue ao Capeta |
Você quis dizer: Bicicletas de péssima qualidade
Google sobre Monark
A Monark é uma empresa brasileira fabricante de bicicletas fundada em 1948, por sabe-se lá quem em São Paulo. A empresa é conhecida por fabricar bicicletas lixosas e fazer com que a sua concorrente Caloi seja dominante no ramo.
Estória[editar]
Em 1948, um perrapado fundou a empresa Monark e se instalou-se no bairro de Feia Vista, em São Paulo. De importadora e montadora, a empresa passou a ser fabricante das piores bicicletas do mundo. Foi adquirindo novas áreas para fabricar seus lixos, até que em 1951 estabeleceu-se em definitivo na Chácara Santo Antônio, também em São Paulo.
Foi por muito tempo concorrente da Caloi, porém foi perdendo mercado para a mesma, por ter bicicletas lixo e hoje ocupa um papel no mercado nacional de bicicletas muito mais irrelevante que ocupava nas décadas de 1960 e 1970 (não que naquela época também já não fosse). Nos anos 1980, chegou a vender 2 milhões de bicicletas acabadas por ano e chegou a empregar 10 mil pessoas peões.
Por motivos desconhecidos (talvez problemas financeiros), fechou duas fábricas de seus lixos, em Manaus e em São Paulo, entre 2006 e 2008, transferindo sua produção para Picanasuatuba. Quando fechou a fábrica de Manaus, na carta aos funcionários a empresa disse que "preferia fechar a fábrica a fazer uma bicicleta tão bostas como as importadas da China". Aproveitando o espaço deixado no cu da empresa, uma nova concorrente começou a vender suas bugigangas sobre duas rodas no mercado a partir do início dos anos 2000, a Sundown.