Sarcasmo

De Wikimerda
Ir para: navegação, pesquisa
Verdade.
Verdade.
Este artigo contém

verdades!

(pelo menos foi o que a Veja disse)
Material verídico:
Use com Moderação.
60px-Uiquiilogo botante.gif
A nossa sátira autorizada, a Wikipédia, tem um artigo sobre: Sarcasmo.


É denominado Sarcasmo todo tipo de expressão que denota discordância, rejeição, raiva, piada, zombaria e escárnio mesclados em uma única e dolorosa frase. É o equivalente linguístico e verbalista ao clássico tapa na cara com uma luva de veludo...feito após a colocação de um tijolo dentro da luva. Se a sua eminência entende o que estamos expressando, é claramente uma arma linguística, que, quando empregada por alguém, pode machucar o outro. Em outras palavras, o sarcasmo é a arte de dizer exatamente o que você quer dizer, ao mesmo tempo em que diz exatamente o contrário.

Uso comum do sarcasmo[editar]

O mestre do sarcasmo

O apelo ao sarcasmo é muitas vezes usado para xingar insultar o oponente sem ser detectado, de modo que quem está usando o sarcasmo pode tranquilamente rir na cara do receptor e (sem o pobre diabo poder perceber) chamar de idiota, esguicho, empurrão, idiota, comunista, neo-ateu, preguiçoso, estúpido, idiota, imbecil, bajulador, pé-no-saco, funkeiro, feminista, little piece of shit, bolas de primavera, pega panela, viado, correia da sandália, caracol, retardado mental, zero, verme, patim usado, cronista de futebol, lambedor de bolas e outros elogios. Por esta razão, e para advertir o amigo leitor acerca da utilização do sarcasmo, recomendamos altas doses de humildade livremente mescladas com prestar atenção a forma e entonação dos (possivelmente) engenhosos discursos que pessoas nem tão brilhantes como você podem ser capazes de proferir o único desejo de se divertir a custa da idiotice e noobismo de sua grande eminência (cabe mencionar que não se pode ser sarcástico com seu tom de voz normal). Se você ainda não aprendeu o que significam estes recursos literários e linguísticos úteis, a seguir temos uma série de exemplos de sarcasmo na história:

Cquote1.png Se Helena não tivesse sido boa, troia não estava em ruínas Cquote2.png
Ulisses sobre o porquê da guerra de troia
Cquote1.png O Ulysses se perdeu no mar? Não se preocupe, ele é um excelente nadador Cquote2.png
Poseidon respondendo a esposa Ulysses pelo desaparecimento de seu marido
Cquote1.png Se Avellaneda tivesse inteligência, teria escrito Romeu e Julieta Cquote2.png
Miguel de Cervantes sobre Avellaneda e seu livro apócrifo de Don Quixote.
Cquote1.png HAIL HITLER!!! Cquote2.png
Josef Stalin

Exercícios para melhorar o sarcasmo[editar]

Passar o dia todo correndo sem sair do lugar pode traumatizar

Se o ilustre leitor precisa de ajuda para melhorar o uso do sarcasmo, devido á sua alta disponibilidade de tempo livre e o escasso alcance de sua própria inteligência, pode fazer o seguinte.

  • I) Comprar um livro de piadas
  • II) Comprar uma bengala e um viagra
  • III) Tentar ter uma vida
  • IV) Usar o duplo sentido.

Uma forma muito efetiva de exercitar e desenvolver sua capacidade sarcástica consiste em se situar frente ao espelho, pelado, e começar a fazer piadas a respeito do tamanho do próprio órgão, dos cabelinhos que ele contém, o depósito de gordura que o esconde, a falta (ou o excesso) de pelos, e em geral, todos aqueles defeitos que você tanto odeia. Quando aprender a rir de seus próprios defeitos físicos, estará disposto para quando todos riem dos mesmos, você poderá rir junto. Olhe para o seu pinto e diga:
Cquote1.png Comprei um telescópio para lavar o meu pinto mas não encontrei porra nenhuma Cquote2.png

Sarcasmo internacional[editar]

Doutor... Eu não gostei do seu tom sarcástico quando você disse que eu tinha câncer.

Os americanos exportaram quase toda essa nova tendência da moda para a Europa, utilizando os seus programas de televisão para bombardear o Velho Mundo. Programas como Os Simpsons são uma torrente interminável de puro sarcasmo da variedade pseudo-sofisticada, mas o sarcasmo não foi inventado pelos EUA, mas pelos europeus. Isto é o que é conhecido como ironia. A Ironia difere do sarcasmo apenas ligeiramente, e a diferença é amarga. Se você está abandonado em uma ilha deserta, e seis anos mais tarde um navio de cruzeiro cheio de ninfomaníacas passa por perto, a ironia seria George Clooney escolher esse momento para passear com seu iate no lado oposto da sua ilha, assim fazendo todas as ninfomaníacas que correm para o porto para vê-lo. Sarcasmo seria as ninfomaníacas perguntarem se você quer brincar com elas e você responder Cquote1.png Não! Cquote2.png. Por pura presunção e a capacidade de irritar profundamente, o francês usa o sarcasmo para sacanear os americanos sempre. Os restaurantes elitistas em Paris, na verdade, se recusam a servir Coca Cola, e o pedido será recebido com um sorriso e um comentário como:

Cquote1.png Talvez senhor se sentisse mais confortável em um estabelecimento diferente, por exemplo: McDonalds! Acredito que o senhor tomaria muita coca cola e ainda tiraria uma foto com o Ronald McDonald! Gostaria que chamasse um táxi? Cquote2.png
OBS: Leia isso com voz de viado

A Rússia tem sua própria variação de um tema, mas o sarcasmo russo está ligado a uma psique nacional deprimida, e é da variedade mais escura possível. Você está subindo as escadas para visitar sua prostituta favorita e você encontra um, homem velho de idade barbudo de ombros caídos, vestido de preto. Ele diz: Cquote1.png Bom dia, meu camarada! Cquote2.png e você ejacula. O velho cansado pausa por um milésimo de segundo, arremessa um olhar desconfiado debaixo de suas sobrancelhas espessas, cospe profissionalmente em um balde de ferrugem que ele carrega em uma mão enluvada, e rosna, Cquote1.png Bem, eu suponho que você diz que é um bom dia, na noite passada a minha mulher morreu tossindo sangue e cagando suas tripas para fora sujando todo o meu tapete favorito. Cquote2.png Cquote1.png Hum, o que há de bom nisso, velho? Cquote2.png Você pergunta, aflito. Ele cospe de novo, e fixa seus olhos injetados de sangue em seus olhos enquanto diz: Cquote1.png É necessária a limpeza expressa. Saia do meu caminho antes que eu te coma! Cquote2.png

Sarcasmo comum ou vulgar[editar]

Coringa aplaudido sarcasticamente

Quando você encontra uma anoréxica ou uma bulímica, você sente vontade chamá-las de gordas? Este é um exemplo de sarcasmo comum, do tipo praticado por crianças e adultos imaturos todos os dias, em todos os países da Terra. Ser vulgar é uma segunda natureza para a grande maioria dos seres humanos, e o sarcasmo é uma tentativa primitiva e profundamente equivocada de parecer inteligente, espirituoso e sofisticado. As crianças pequenas aprendem a usar o sarcasmo de seus pais em uma idade muito jovem, por exemplo:
Cquote1.png Oh, você é tão engraçado Cquote2.png
Que significa:
Cquote1.png Que porra sem graça Cquote2.png
Este paradoxo é a essência do sarcasmo, e explicá-lo á estrangeiro, está longe de ser fácil. Você pode imaginar um alienígena te dizendo lentamente e timidamente:
Cquote1.png Não me leve ao seu líder, HAHAHAHA! Cquote2.png
E olhando tudo cabisbaixo enquanto os porta-vozes do governo dizem:
Cquote1.png Não entendi! Cquote2.png
A Wikipédia é um exemplo brilhante da implantação bem sucedida do sarcasmo, e não sarcasmo alienígena. Folheie as páginas e você vai encontrar essas jóias da sagacidade como...

Barack Obama é o melhor presidente que os Estados Unidos já conheceram. É um exemplo de luta contra o racismo de extrema-direita fascista.

Na verdade, a Wikipédia pode ser o maior repositório de sarcasmo falho no mundo.

Sorriso sarcástico[editar]

Típico sorriso sarcástico

O sorriso sarcástico seria mais uma expressão facial para você se lembrar da ginástica anti-ruga da tia Ermelinda (...) claro, falaremos disso também. Se é que serve para algo essa cara de autêntico desgraçado, faz a pessoa que vê, se muito monga, acreditar que a risada é amigável mas, se tiver um pouquinho só de desconfiança já percebe. Essa é uma risada maléfica mal assumida, não é aquele sorriso perverso declarado mas, é mais irritante ainda. Essa expressão pode surgir como todas as outras, embora seja das mais espontâneas, bastando para que ela apareça que a pessoa seja um filho da puta autêntico. Ela aparece no rosto sempre que esse referido filho de rapariga vê acontecendo algo canhestro com alguém ou está sendo falso mas nem consegue fingir tanto a ponto de controlar suas caretas. Sempre há que se perguntar se a expressão facial pode ser bundal: creia nisso, as bundas riem, como foi feito o estudo e o melhor estudo da psiquê humana do realit A Fazenda, onde a bunda Melancia ria e, isso foi mesmo comprovado.

Como seria então, uma bunda com sorriso sarcástico? Isso pode se descobrir fazendo a bunda rir a agradando bastante, então todos os tipos de sorriso aparecem... ela poderia dar o sorriso sarcástico ao ver o tamanho do seu pau, por exemplo... Voltando à parte de cima novamente, a situação canhestra aparece e o organismo do sarcástico começa a entrar em efusão e borbulhar mas, no geral esses seres não são efusivos e apenas aparece aquele olhar malígno e um sorrisinho sarcástico. Algumas vezes essa cara pode ser apenas uma simulação, tipo o fotógrafo achar que parecerá sexy e mandar a modelo pensar em misto de limão com moranguinhos para sorrir, costuma dar certo, embora fique um sarcasmo asteado à meio pau... mas, ela acaba fazendo muitos paus astearem.

Ver também[editar]