Wiki

De Wikimerda
Ir para: navegação, pesquisa

Cquote1.png Todos podem editar! Cquote2.png
Wikipédia sobre páginas protegidas

As wikis são simplesmente aquelas porras que todo mundo pode editar (a não ser as páginas protegidas e semiprotegidas[1]). As wikis utilizam vários termos que parecem complicados como Check User, Namespace, Burocrata (não são aqueles funcionários chatos do estado?), Sysop (o que "ser" isso?), coisas que nenhum noob entende, tanto que os IPs só se fodem quando vandalizam por que não sabem que existe um meio de eles serem descobertos por esses seres iluminados chamados check users (ou CU). Eu até que poderia explicar mais, mas você é noob demais para entender isto.

As wikis podem ser criadas por qualquer zé ruela a partir de wiki farms como Wikia, Comli, EditThis.info, Uncyclomedia Foundation e ShoutWiki, porém, ela apenas será vista como uma wiki criada por um zé ninguém e jamais será popular (se fudeu, otário). Quer uma wiki que mereça respeito??? Fale com um proprietário de servidor que não fala sua língua.

História[editar]

Ao contrário do que se pensa atualmente, o sistema wiki fora originalmente criado pelo nipo-americano Thomas Noku em 1994. Ele criou isso utilizando-se das páginas de formato HTML. Ainda que fosse bastante limitada, já permitia que um usuário pudesse editar sem muitas complicações, mas o projeto ainda não estava pronto e tinha que ser polido para depois ser vendido (embora que indiretamente) para os grandes vilões da Wikipédia por trocentos milão.

Em fevereiro de 2000, Thomas Noku passou por uma crise na qual estava sem condições para deixar as suas contas em dia e, naquele momento, viu-se obrigado a vender a sua tecnologia por US$ 2.500 para um estudante alemão aspirante a programador chamado Magnus Manske (nome verdadeiro: Uwe Ulbrich), que por sua vez vendeu os direitos da tecnologia para Jimmy Wales a US$ 6.666. Desde então, Jimmy Wales e a sua turma vêm usando a sua arma de hipnotização em massa para nos fazer de otários e enriquecer os seus bolsos.

Muitos anos depois, chegou a vez das wikis independentes se apresentarem ao público, dentre elas surge a Encyclopedia Dramatica, que era um site pornô chocante satírico que qualquer um podia editar, logo depois surgiu a sua versão beta, Encyclopedia Daemonica, que em nada se parecia com a anterior (embora se tenha inspirado na Daemonica). Um ano depois, chegara a vez de Jonathan Huang criar a Uncyclopedia (coisa muito fácil para um escravo do Deus Google), uma wiki que seria de humor em ingreis. Sete meses depois do surgimento da Uncyclopedia, surgiu a sua versão lusófona, a Desciclopédia, que acabou virando a Rede Globo das wikis lusófonas (poderosa e manipuladora).

Um renegado da Desciclopédia, antes de ser banido, tinha criado a Malucopédia em um servidor chamado Yourwiki.net, que atualmente se encontra FALIDO. Até então, parecia que não havia mais chances de continuar com a Malucopédia, mas o renegado se apercebeu de uma "Uncyclopedia nonsense" chamada Illogicopedia, ele não quis perder mais tempo e então foi até lá. Alegou que sua wiki seria uma versão lusófona da Illogicopedia, como eles possuíam uma certa similaridade o pedido foi aceito e a Malucopédia foi parar no mesmo host da Desciclopédia, e esta, aos nossos olhares, tornou-se a Globo enquanto a Malucopédia se tornou a Record.

Tipos de Wikis[editar]

Wiki séria[editar]

Única wiki séria existente

Talvez a Wikipédia seja a única wiki séria que fale sobre qualquer porcaria. As wikis sérias foram feitas apenas para algum idiota qualquer fazer pesquisa escolar.

Os conteúdos das wikis sérias variam entre o "óbvio ululante" e "ninguém quer saber". Em wikis sérias é proibido escrever artigos que tenham saído somente da sua caixola, ou seja, você tem que pesquisar feito condenado os jornais, as revistas, televisão, rádio e páginas de Internet para o embasar o artigo, ou ele será apagado.

Nas wikis sérias nenhuma edição que não seja "enciclopédica" vale, e normalmente as suas edições não acrescentariam nada (seriam do tamanho do brinquinho do Clodovil). Há um padrão rígido que os editores têm de seguir: é necessário sempre fazer pesquisas para que a edição não seja revertida. Entretanto, eles não fazem pesquisas sempre... somente um pouquinho (o que é necessário para o artigo) para não perderem o sagrado, santo e precioso tempo fazendo uma coisa que não vai resultar em porra nenhuma, então os artigos não variam, eles simplesmente podem ter dois tamanhos: uma mísera linha sem graça e um texto do tamanho de um cu arrombado (como o da sua mãe) que ninguém vai ler).

Exemplos: Wikipédia... Wikipédia... hm... Wikipédia, Wikipédia, Wikipédia e Wikipédia... e só!

Wiki de humor[editar]

A mãe das wikis de humor (ou não)

Pesquisa.pngVer artigo principal: Wiki de humor

As wikis de humor normalmente são paródias da Wikipédia, foram feitas para terem artigos tirando sarro de tudo e de todos, mas em todas elas sempre há uma "entidade" da qual não se pode tirar sarro (na Desciclopedia, por exemplo, é o Chuck Norris. Na Malucopedia é Clint Eastwood, aqui é Michael Jackson, etc.). O grande problema dessas wikis é que os noobs de plantão sempre vacilam e acabam pesquisando sobre algo que gostam, e depois vão às páginas de discussão encher a porra do saco... normalmente esse tipo de wiki corre o risco de sofrer de processos por conteúdo "ofensivo" (ofensivo é a sua bunda).

Mas há um subtipo de wiki até então desconhecido: as wikis que não têm artigos.

São aquelas que têm artigos que têm uma só mísera linha, às vezes uma palavra só, às vezes não têm porra nenhuma e às vezes têm uma merda duma imagem centralizada. Geralmente essas wikis têm muita pouca popularidade, já que só Homer Simpson e Cosmo seriam capazes de criar conta em wikis desse tipo (péssimos exemplos: Crapedia e Illogicopedia).

As wikis normalmente gostam de tirar sarro da cara da pessoa que tá lendo, criando artigos que mencionam o leitor e a sua família, colocando pegadinhas, "surpresas" em seus artigos, entre outros tipos (exemplos: Desciclopédia, Malucopédia, Wikimerda [sim, nós fazemos parte desse grupo]).

Fan wiki[editar]

Um exemplo de fan wiki

A maioria delas se encontra na Wikia, mas também se pode encontrar essas wikis noutras wikifarms da vida. São wikis sobre programas, desenhos, jogos, artistas feitas por fãs. Elas costumam ser as mais babacas possíveis, costumam copiar alguns elementos da Wikipédia (como o portal de notícias "Wikinotícias"), e o pior disso tudo é quando se tratam de coisas fictícias, aí meu amigo... pode ter certeza que só haverá bosta (por exemplo, Wikisimpsons mantém um portal de notícias que publica coisas como "Homer traiu Marge de novo" e outras bostas), ninguém em sua sã consciência se interessaria em um tipo de wiki como essa, nem mesmo os fãs desse tipo de coisa.

Exemplos: Wikisimpsons, RPG Wiki, etc.

Wiki sem categoria[editar]

A pior wiki de todas

As wikis sem categoria são aquelas que não possuem categorias, ora porra!

Exemplos:

  • Wikinet: Wiki feita para cyberbullyng, também atua como site pornô.
  • Wikifurry: Wiki sobre assuntos relacionados a furries. Não tinha como ser mais babaca, muito idiota mesmo, quem se interessaria sobre isso, se quisessem ler sobre furries leriam na Wikipédia.

MediaWiki[editar]

This.
O que diabos um girassol tem a ver com o MediaWiki???


É o responsável pelo funcionamento porra toda, sem MediaWiki não há wiki, pois é o coração da wiki! O MediaWiki tem como simbolo oficial um girassol (que meigo!) e é desenvolvido em PHP (nem me pergunte o que é e como é).

Seu site foi criado para que os noobs que não entendem porra nenhuma de wiki possam fazer coisas como esta, esta ou esta. Lá tá cheio de manuais em miguxês que explicam como editar uma wiki e para que qualquer noob não deixe a wiki se tornar uma bela porcaria.

Mas cuidado, o MediaWiki costuma travar com frequência, você não conseguiu salvar sua edição? A wiki fechou do nada? Transou sem camisinha? Culpe o MediaWiki!


Notas

  1. Cquote1.png Ué, então nem todo mundo pode editar Cquote2.png
    Você

    Cquote1.png Não, se fudeu otário Cquote2.png

Ver também[editar]

Enciclopédias
Wikimerda(Weirdpedia - Esquisitopedia - Desgalipesta) - Uncyclopedia(Desciclopédia - Inciclopedia - Desgalipedia - Zombiepedia - Nonsensopedia - Nonciclopedia - Hikipedia) - Whuspedia - Wikipédia (Wikipedia Review - Wikipediocracy) - Wikipeetia - Conservapedia - RationalWiki - Bestopédia - Penicopédia - Desligapédia - Dorgadopédia - La Frikipedia - Anarcopédia - Privadopédia - Nupedia - WikiLeaks - Wikisimpsons - Metapédia - Wikidoido - Destruipédia - Otakupédia - Stupidedia - Encyclopedia Dramatica - WikiLetras - Insanopédia - Nazipédia - Crapédia - WikiPiada - WikiGP - RPG Wiki - Illogicopedia(Malucopédia - Artigpedia - Logimalpédie - Irratiopedia - Usopédia) - Malucopédia (Usuários) - MemesWiki - Wikiality - Payopedia - WikiIndex - EcuRed - Wikinet (Usuários) - the hidden wiki - Desciclopédia(HistóriaUsuários Banidos - Editores - Vândalos) - Encarta - Encyclopaedia Britannica - Encyclopaedia Metallum - Flapédia - Educopédia - Vândalopédia - Odontopédia - Encyclopedia Daemonica - Wikimerda (wordpress) - MormonWiki