Wikimerda:Políticas Gerais

De Wikimerda
(Redirecionado de Wikimerda:Aviso geral)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Wiki.png Esta página faz parte das políticas da Wikimerda
Políticas aprovadas em 27 de maio de 2022. A última atualização foi feita em 9 de dezembro de 2022.

Boas-vindas

Atalho:
WM:PG

Seja bem-vindo(a) à página de "Políticas Gerais" da Wikimerda.

Entenda que todo o texto desta página é para ser levado a sério, salvo elementos de comédia como frases riscadas e ironias devido a natureza humorística da wiki em questão. Foi simplesmente criada no intuito de concentrar as regras em um único lugar para leitura fácil e apresentar guias de ajuda. É imperativo que todos leiam esta página, sigam todas as regras e façam o bom uso da interpretação.

Conceito

Premissa

A Wikimerda é uma wiki humorística com escopo no humor politicamente incorreto (ou politicamente inconveniente, se preferir) INDEFINIDO e PESSOAL, ou seja, o contribuidor é livre para criar um artigo com a sua própria abordagem (estética, gêneros, técnicas, formas e conceitos), a própria narrativa (lado assumido ou premissas), com seu estilo de escrita (podendo ser informal ou rebuscado ou até mesmo um meio termo entre ambos, desde que sejam respeitadas a formatação, diagramação e regras ortográficas e gramaticais) e o mais importante: com o seu humor. Contudo, o seu artigo sempre está sujeito às mudanças mais radicais ou dinâmicas possíveis de outros contribuidores (visto que a Wikimerda é democraticamente composta por usuários dos mais variados espectros políticos, ideológicos e intelectuais) e aos nossos critérios de criação, edição, proteção e eliminação (ou seja, as nossas políticas). Todos têm direitos, mas também têm DEVERES. Antes de todo o direito, existe o dever e vice-versa.

Apesar de o humor da Wikimerda ser variável e livre mas não LIBERTINO (devido às regras, é claro, assim como existem em todas as wikis que se levam a sério), temos sim um estilo de humor favorito. No caso, nós apreciamos artigos informativos com humor de qualidade (artigos que exprimam a sinceridade e a sucintez do autor que contribui ou artigos conscientizadores, que passam uma lição através do humor), que se possam tratar de qualquer coisa desde que bem escritos e bem dosados com comédia. Não é muito diferente do que a nossa irmã Wikinet faz, porém sem ter o mesmo foco em assuntos da Internet.

Vale ressaltar que tanto o humor baseado na realidade quanto o fictício são aceitos, como está implícito no uso do termo INDEFINIDO nesta seção. O humor também é o critério primordial para a permanência de qualquer artigo no domínio principal. Sem a existência do humor, o artigo será eliminado de forma direta e absoluta. E também não admitimos sequer a existência de tabus (temáticas e assuntos proibidos), ou seja: nada é sagrado para o humor da Wikimerda, mesmo que isso sensibilize, choque ou incomode muitos usuários. E por quê? Leia a seção abaixo.

Motivação e inspirações

As premissas para a existência de princípios de liberdade no humor da Wikimerda são baseadas no "Pensamento Americano" ("American Thought"), o mesmo pensamento que movimentou e conduziu os "Pais Fundadores dos Estados Unidos" ("Founding Fathers") a fundarem um país que mais tarde servira de arauto da luz ao mundo, redefinindo e trazendo conceitos como a república, democracia e a liberdade individual (não à toa, muito desses conceitos foi reproduzido em vários países do mundo, incluindo o nosso). O "Pensamento Americano" por sua vez foi baseado nos ideais protestantes, que nada têm a ver com os iluministas da Europa. O apreço todo por esse conceito é demonstrado na "Primeira Emenda" ("Amendment I") de 1791[1] da constituição federal americana, que declara o seguinte:

Cquote1.png Congress shall make no law respecting an establishment of religion, or prohibiting the free exercise thereof; or abridging the freedom of speech, or of the press; or the right of the people peaceably to assemble, and to petition the Government for a redress of grievances. Cquote2.png

Em português:

Cquote1.png O Congresso não fará nenhuma lei estabelecendo uma religião, ou proibindo seu livre exercício; ou cerceando a liberdade de expressão ou de imprensa; ou o direito do povo de se reunir pacificamente e de solicitar ao governo a reparação de queixas Cquote2.png

Após essa declaração, a constituição federal americana nunca mais toca no assunto da liberdade de expressão, opinião e/ou pensamento e nem mesmo impõe quaisquer limites, concluindo que o princípio da liberdade de expressão é absoluto e jamais deve ser suprimido ou entendido pela metade, como a nossa constituição federal brasileira implacavelmente determina. Quando se garante a liberdade de expressão mas ao mesmo tempo se proíbe que algumas ou certas ideias se manifestem, está-se abrindo uma prerrogativa (abrindo uma brecha, com direito a comparação a abertura da "Caixa de Pandora" dos mitos gregos, de onde saíram todas as maldades ao mundo) para o estado definir o que deve ou não ser falado por puro capricho, que pode ser suspeitado como questão de conveniência ideológica e política ou como perversidade mesmo, por sucintez. E como isso afeta o Grêmio o humor? Em tudo! Pois o humor é justamente uma forma de expressão e as leis se referem a todo tipo de expressão. Se ideias podem ser consideradas crime por serem meras e singelas ideias, que dirá do humor.

O artigo que garante o direito a liberdade de expressão da "Lei da Constituição de 1982" ("Canada Act 1982" ou "Loi de 1982 sur le Canada")[2], à qual a nossa wiki está sujeita por se manter hospedada no Canadá, diz claramente o seguinte:

Cquote1.png freedom of thought, belief, opinion and expression, including freedom of the press and other media of communication; Cquote2.png

Em português:

Cquote1.png liberdade de pensamento, crença, opinião e expressão, incluindo liberdade de imprensa e outros meios de comunicação; Cquote2.png

Ou seja, o humor da Wikimerda é perfeitamente compatível com a lei canadense de liberdade de expressão e está em conformidade com a mesma desde sempre. O único obstáculo que as leis canadenses impõem é a proibição de discursos de ódio, porém, nem todo discurso de ódio é, necessariamente, uma ameaça explícita ou velada, indução e coação. E vamos explicar na seção abaixo por que a liberdade de expressão é um princípio autossuficiente e como atos que supostamente cruzam a linha não são frutos da liberdade de expressão.

Implicações éticas

Vivemos em tempos sombrios, em que o óbvio necessita de ser explicado e o humor está sob constantes ameaças, por causa de gente perversa e de pessoas que estão no engano por pura ignorância que apoiam leis que juram agir por uma "boa causa". E essas mesmas leis atacam e silenciam discursos que simplesmente vão contra o status quo. Sem nenhum pingo de piedade, passam por cima do princípio da isonomia com um caminhão e protegem grupos especiais porque acham que são mais "iguais" que outros. Sentimo-nos na obrigação de explicar que o humor é diferente de "discurso de ódio" ou de indução criminosa, e é importante lembrar que cada usuário DEVE ter coragem e assumir as suas responsabilidades individuais e os possíveis riscos (sim, existem) que suas posições devem causar. Não gostamos de que nos calem à força, odiamos quem nos desrespeita e repreendemos a hipocrisia daqueles que nos acusam e nos condenam por simplesmente falarmos o que pensamos e por fazermos troças e zombarias com os seus ideais e seus atos podres e falhos.

Sinceramente não acreditamos na farsa da "libertinagem de expressão", pois a liberdade de expressão não é constituída física ou materialmente, ou seja: é impossível e improvável ferir alguém fisicamente através do uso de somente palavras apoiadas pela liberdade de expressão, como se elas fossem magicamente balas de um revólver sendo disparadas contra o coração de uma pessoa. E antes que algum imbecil venha falar sobre ameaças de quaisquer acusações de ameaça, a definição de uma ameaça consiste no prenúncio de um ato iminente que sai da esfera cognitiva (ou seja, do pensamento) para a esfera física/real, trazendo consequências práticas negativas (prejuízo) e isso nunca dependeu da liberdade de expressão. A liberdade de expressão se restringe unicamente ao âmbito da comunicação (ou seja, ao campo das ideias e opiniões) e JAMAIS permitiríamos que a Wikimerda fosse um veículo de ameaças. Nossos artigos jamais machucariam alguém de forma física ou direta, pois como já afirmamos, palavras não machucam fisicamente, AÇÕES machucam. Pessoas ficam tristes o tempo todo e isso é um problema pessoal de cada um, pois ninguém é obrigado a agradar a ninguém. Se os opositores querem respeito, que nos respeitem primeiro. Antes de toda a concordância e compreensão, existe o respeito, que é fundamental. E nada melhor que a frase seguinte que é compatível com a nossa linha de raciocínio, supostamente de autoria do Santo Agostinho[3] (de quem quer que seja, a frase é perfeita).

Cquote1.png Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas que não são essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade. Cquote2.png

Ou seja, para nós: concordância, compreensão e RESPEITO. Se não há concordância, há compreensão e respeito. Mas se não houver concordância nem compreensão, que prevaleça o respeito. E se por acaso houver concordância e compreensão ou uma delas mas faltar o respeito, então não haverá conversa.

Enfim, depois de já explicarmos que a ameaça e liberdade de expressão não são correlacionadas, falta explicar agora o que basicamente é a indução criminosa, como ela funciona e porque, assim como a ameaça, não é consequente da liberdade de expressão. Da mesma forma que a ameaça, a indução criminosa também sai da esfera cognitiva para a realidade, trazendo também consequências práticas negativas, podendo ou não ser graves, só que exige o uso da segunda pessoa para fazer o papel ativo. Para explicar melhor o nosso ponto, vamos usar o caso do youtuber Monark, não só para entrar em um tema sensível, como também para dar algum respaldo aos nossos ideais e ilustrar que a liberdade de expressão é absoluta, irrestrita e autossuficiente. Monark em um dos episódios do Flow Podcast disse simplesmente que é favor que um partido nazista seja legalizado, similar ao que ocorre nos Estados Unidos onde a lei da liberdade de expressão é levada a sério, sendo coerente e fiel aos seus ideais. Em nenhum momento o retardado do Monark fez uma apologia (defesa implícita) ou demonstrou apoio a um partido nazista, apenas afirmou que um partido nazista simplesmente deve ter o direito de existir, assim como existem vários partidos de matriz socialista e/ou comunista no nosso país. Não demorou muito para a turma de analfabetos funcionais o acusarem de ser nazista e de induzir, atiçar e dar apoio moral a grupos nazistas, entre outras coisas.

E aí é que entra a nossa reflexão: se formos seguir essa lógica estúpida de apologia, então significa que defendemos o comunismo só porque permitimos partidos comunistas? Não. Porque permitir e apoiar são duas coisas completamente distintas. Pode-se permitir e apoiar ao mesmo tempo, sem dúvidas, mas também é perfeitamente possível permitir e ao mesmo tempo não apoiar e isso não se configuraria em complacência, porque vivemos justamente numa democracia e democracia pressupõe a pluralidade de ideias. Se permitimos as outras ideias, então significa também que apoiamos as outras ideias, mesmo todas elas sendo contraditórias, desconexas, incoerentes e incompatíveis entre si? NÃO. Fora que essa acusação escrota de apologia tem nome e chama-se "falácia de associação" (culpa por associação). A repercussão foi tão grande ao ponto de o "Partido da Causa Operária" (PCO) sair em defesa do Monark[4][5], juntamente a Glenn Greenwald[6]. Joe Rogan também comentou a respeito desse acontecimento em um dos episódios de seu podcast[7]. Citamos o caso do Monark porque o mesmo foi severamente injustiçado e precisamos de um gancho para entrar em um tema bastante sensível. Chegamos a um ponto onde um partido comunista extremista no Brasil tem muito mais consciência democrática que os "defensores" da liberdade de expressão, tanto os da direita como os da esquerda. A turma inquisidora lhe imputou vários crimes, entre eles justamente o da indução criminosa, que é o tema desta parte do texto.

Indução criminosa no código penal brasileiro[8] é referido por "incitação ao crime", que consiste em um mandante com intenções maldosas estimular que outra pessoa (a segunda parte) faça o trabalho sujo. Segundo que requer proximidade pessoal e conexão entre as duas partes, mesmo digital ou remotamente (embora, infelizmente, a incitação ao crime não exija o liame subjetivo (conexão) entre quem estimula e quem pratica no código penal brasileiro, que é falho e decadente). E terceiro que requer a voluntariedade e a aceitação da segunda parte, mesmo que esta não saiba as verdadeiras intenções de seu mandante, devendo ser responsabilizada e punida, mas com menos rigor que o de seu mandante. Ou seja, a indução criminosa deve ser provada e que ela funciona da forma vertical, isto é, de cima para baixo e não de baixo para cima. De baixo para cima é simplesmente burrice e fruto da irresponsabilidade individual. Nenhum artigo da Wikimerda tem o poder de compelir ninguém e jamais ofereceríamos o espaço para as atividades ilícitas e/ou imorais de resultado material negativo.

Aliás, se o nazismo é proibido no ordenamento jurídico brasileiro[9] por se enquadrar em "discurso de ódio", isto é, por ser de natureza supremacista, então por que a mesma legislação não proíbe também justamente o comunismo, assim como faz a Polônia?[10] Pois o comunismo também possui natureza supremacista, já que intolerância religiosa e discriminação contra classes sociais são crimes.

Uma vez que o estado brasileiro nos desrespeita todos os dias, isso significa que em resposta não devemos subserviência cega às suas contradições e inconsistências legais e jurídicas. As únicas coisas que nos devem frear são a moral, o Carlb (dono do servidor deste site) e as leis canadenses. E sempre lutaremos contra a censura.

Funcionamento

Fundamentos para criação de novas regras e novas políticas

Toda sugestão de regra ou política é bem-vinda, desde que não interfira diretamente no cerne da expressão da ideia em si de todo artigo legítimo. Por exemplo, não serão aceitas sugestões que proíbam artigos com um certo lado assumido ou com uma inclinação forte para um certo lado. Resumidamente, não apoiamos a censura. O nosso intuito é unicamente o de trazer humor e o humor não reconhece limites na abordagem.

Contudo, sugestões que proíbam manifestações realmente danosas e imorais são bem-vindas (e o estado de legalidade delas podem corroborar).

As "Políticas Gerais" da Wikimerda são inspiradas superficialmente na "Common Law" (direito comum), comum em países como a Inglaterra e o Canadá, devido a sua relativa simplicidade e eficácia.

Arbitrariedades

Em casos de qualquer dúvida relacionada à aplicação de regras e/ou políticas, os administradores deverão recorrer aos burocratas-chefe Aset e RadU através dos seus meios de contato (discussão, Discord, etc.). São os únicos usuários com plenos poderes garantidos.

Acima deles, somente o Carlb. Qualquer ordem expressa do Carlb deverá ser respeitada e obedecida prontamente.

Política de Bloqueio

O tempo do bloqueio depende da gravidade do(s) ato(s) do usuário e/ou da quantidade de vezes que ele tiver infringido (reincidente), ou seja: não existe uma duração definitiva para cada punição e o(a) administrador(a) está livre para aplicar as penas de acordo com o seu rigor e juízo, desde que obedeça certos critérios especificados logo a seguir e com honrosas exceções. E antes de efetuar a primeira punição, o(a) administrador(a) deve enviar o aviso prévio ao usuário que cometeu o ato, e caso este insista no erro, aí sim deve ser imediatamente bloqueado (exceto em casos de usuários com claras intenções más).

É importante lembrar que os bloqueios têm finalidades puramente técnicas (freiam edições negativas e destruição) e jamais devem ser usados como vingança. Não servem para impor opiniões ou ideias.

Administradores, ao banirem os usuários, por favor deixem liberadas pelo menos as páginas de discussão dos usuários banidos para que os próprios tenham o direito de contestação (exceto para vândalos).

Usuários que acharem injustos os seus bloqueios poderão pedir a revisão ou o perdão no Discord ou na própria página de discussão.

Todos os bloqueios deverão ser justificados em "Catálogo de bloqueios" por seus respectivos aplicadores.

Situações

  • Remoção de conteúdo: Remover uma quantidade considerável de conteúdo de um artigo ou página sem discussão ou justificativa é vandalismo e passível de bloqueio de um dia a uma semana. Regra de três: basicamente se poderia bloquear um usuário desobediente por esse ato por um dia na primeira vez, três dias na segunda e uma semana na terceira e última vez (depois disso, aplica-se bloqueio infinito). Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Spam: Fazer propaganda gratuita e descarada a sites, produtos e serviços é passível de bloqueio de três dias a uma semana. O bloqueio deve ser efetuado uma única vez (depois disso, é bloqueio infinito). Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Plágio: Conteúdo diretamente retirado de outros lugares para constituir um artigo. Aplicação da pena de um dia a uma semana em três circunstâncias. Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Criação/inserção de conteúdo sem sentido/incompreensível nas páginas e flood: A inclusão de "conteúdos" como "kjngjenknegçg" nos artigos e páginas indica vandalismo ou teste. Caso for teste, o(a) administrador(a) deve indicar a pessoa à "Página de Testes". Caso não for teste mas vandalismo e mesmo assim insista, o(a) administrador(a) deve aplicar-lhe bloqueio de um dia a uma semana em três circunstâncias. Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Recriação de página eliminada: Recriar página eliminada com o mesmo conteúdo rende bloqueio de três dias a uma semana em duas circunstâncias. Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Inserção de textos de teor criminoso: Tolerância zero para ameaças graves, induções criminosas e compartilhamento de informações sensíveis, privadas e pessoais (doxxing). A punição é bloqueio infinito. Aplicável para IPs* e usuários cadastrados.
  • Conteúdo sexual ilegal: Conteúdos sexuais ilegais como a pornografia infantil ou de menores são expressamente proibidos. A punição é bloqueio infinito direto na fuça. Aplicável para IPs* e usuários cadastrados.
  • Patrulhamento e/ou conflito de edições: Quando um usuário muda o conteúdo do artigo para finalidades egoístas e reverte as edições dos outros, impedindo que outras pessoas efetivamente toquem no artigo. A pena prevista para essas ações varia de uma semana a um mês em duas circunstâncias. Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Outras insubordinações: Diversas situações em que um usuário se nega a obedecer uma regra e comete atos que não estão exemplificados de maneira explícita aqui. Pena prevista varia de um dia a um mês em duas circunstâncias. Aplicável para IPs e usuários cadastrados.
  • Uso destrutivo de ferramentas automáticas: Usuários que fazem o uso de bots e scripts para cometer atos de vandalismos devem ser penalizados com bloqueio infinito. Aplicável para IPs* e usuários cadastrados.
  • Uso de proxies e VPNs: Proxies e VPNs são proibidos sob qualquer circunstância. A pena é bloqueio infinito. A exceção é concedida apenas para usuários que se encontram sob perseguição, usuários que acessam de países repressivos com sistema censor (como a China) e utilizadores de Internet via rádio ou de provedores que fazem o uso do proxy.

Em infrações múltiplas**, o(a) administrador(a) pode somar as durações do banimento por cada ato em uma única circunstância. Por exemplo: banir um infrator por "spam" e "remoção de conteúdo" por duas semanas apenas em uma única vez.

Bloqueios parciais (seletivos) devem ser aplicados com parcimônia e também são cumulativos (ou seja, também contam como circunstâncias). Muito úteis em casos de patrulhamento e/ou conflito de edições.

A evasões (burlamento de banimentos), usuários sem chance de arrependimento e vândalos consagrados aplica-se bloqueio infinito sem aviso prévio, podendo-se-lhes também efetuar range blocks (bloqueio por faixa de IPs), desde que sejam temporários (bloqueio máximo indicado para range blocks é de 6 meses). Contudo, os range blocks podem ser desfeitos a qualquer momento caso estejam impedindo usuários inocentes de editar (também valendo para os bloqueios a IPs dinâmicos).

Caso usuários já bloqueados evadam as restrições e retornem sem praticar mais nenhuma infração, se descobertos não receberão mais pena. Ainda assim, levarão bloqueio infinito se violarem pelo menos uma única regra dentro do período de 6 meses. Se, após 6 meses, esses usuários não violarem mais nenhuma regra, o peso acumulado de suas punições será zerado e o ciclo recomeça.

*Banimento aplicável para IPs estáticos unicamente para a ocasião. Em caso de IPs dinâmicos, é recomendado ao(à) administrador(a) bani-los por duas semanas.
**O mesmo critério serve para o uso malicioso de sock puppets. É recomendado aplicar as penas (que esteja sempre dentro das especificações) à conta principal e bloqueio infinito para o sock puppet.

Política de Eliminação

Páginas e artigos apenas devem ser eliminados de maneira imediata e arbitrária caso se tratem de puros vandalismos ou se incluam nas condições abaixo (podem valer para imagens):

  • Falta de humor: Artigos que não denotam o mínimo esforço no humor.
  • Duplicata: Ipsis litteris.
  • Possui sentido incompreensível: Artigos mal traduzidos, artigos que não passam uma mensagem clara e artigos escritos em outros idiomas.
  • Página de ataque: Artigo ou página que só carrega xingamentos e ataques em seu conteúdo. É proibido, por exemplo, criar um artigo sobre a Bruna Surfistinha resumido a frases banais e estúpidas como "é uma puta que dá para todo mundo" ou uma página que só tenha algo como "FILHOS DA PUTA".
  • Spam ou propaganda: Por exemplo, criar um artigo sobre a lanchonete do Seu Jeca da esquina no intuito único de lhe fazer propaganda está expressamente proibido.
  • Plágio: Ipsis litteris.
  • Teor criminoso: Ameaças graves, induções criminosas e compartilhamento de informações sensíveis, privadas e pessoais (doxxing) são expressamente proibidas em todos os domínios da Wikimerda.
  • Conteúdo sexual ilegal: Compartilhamento de conteúdos asquerosos como a pornografia infantil não tem perdão.
  • Recriação de página eliminada
  • Sem utilidade: Páginas que nunca tiveram utilidade alguma ou que se tornaram obsoletas com o passar do tempo.
  • Casos extremos como solicitações judiciais. E também notificações extrajudiciais em casos de violação de direitos autorais.
  • Casos isolados como pedido ou consentimento do autor.

Caso você não seja um(a) administrador(a) e tenha encontrado um artigo ou página que se encaixa em alguma dessas condições, coloque {{lixo}} no topo da página.

Artigos de humor privado, ou seja, artigos que se tratam de algum assunto irrelevante e sem notoriedade (como o seu vizinho ou a puta da sua mãe, por exemplo) devem ser movidos para esta página.

Artigos que não se encaixam nas condições citadas acima mas são considerados ruins de certa forma não podem ser arbitrariamente apagados, mas a exclusão deles pode ser proposta no espaço oficial de votações para que a sua permanência seja discutida democraticamente. Administradores, lembrem-se de verificar o histórico da página antes de apagá-la. Se o "Sr(a). Administrador(a)" opta por manter uma página, explique porque ela deve ser mantida.

Política de Supressões

Revisões ou edições de artigos e páginas devem ser somente ocultas se estiverem nas condições abaixo:

  • Teor criminoso: Já explicado na seção anterior.
  • Solicitações judiciais
  • Notificações extrajudiciais
  • Informações sensíveis ou realmente comprometedoras
  • Vandalismos em geral: Acreditamos que vândalos não merecem ser lembrados. Puramente opcional.
  • Pedido ou consentimento do autor da(s) própria(s) revisão(ões): Desde que o mesmo consiga dar uma razão convincente para se poder ocultar uma edição.

Política de Proteção

Direcionado para administradores e burocratas. Se não faz parte desses grupos, pode ignorar esta seção e pular para próxima (a não ser que queira lê-la do mesmo jeito para compreender o motivo de os artigos e páginas serem protegidos).

Artigos só devem ser protegidos em casos de vandalismos e patrulhamentos ideológicos/conflitos de edições excessivos. Páginas de projetos devem estar restritas a usuários autoconfirmados para que pessoas descompromissadas com o site não possam alterar as regras maliciosamente e induzir os outros colaboradores ao erro. Páginas mais importantes como a página principal devem estar restritas somente aos administradores e burocratas.

Nenhuma página protegida por vandalismo e patrulhamento ideológico/conflito de edições deve ser protegida indefinidamente, somente pelo período máximo de 6 meses.

Política de Fórum e Votações

Como é de praxe, a Wikimerda é um espaço democrático. É permitido a todos os usuários o direito de se envolver em assuntos de interesses comunitários. Contudo, como gostamos de enfatizar: direitos andam juntos com os deveres. Eis as condições:

  • O usuário cadastrado para ter direito ao voto e iniciar votações precisa de ter pelo menos 100 edições válidas (que não sejam vandalismos, que não tenham sido suprimidas e/ou que não tenham passado por reversões de administradores) no total e um mês após a data de registro, independente de já ter ganhado o status de autoconfirmado no meio período.
  • Todo tipo de tópico e votação é bem-vindo desde que não ataque os nossos fundamentos (especificados em textos anteriores).
  • Todos os votantes devem seguir os ritos da votação à risca. Devem optar ou por {{concordo}}, ou por {{discordo}} na seção cabível. Votos neutros podem ser admitidos se o criador da votação lhes reservar uma seção. A predefinição para votos neutros é {{neutro}}.
  • Sock puppet normalmente não pode votar, a menos que o seu respectivo controlador, que deve ser identificado, não participe da mesma votação.
  • Votações devem começar com o título "Forum:Parlamento:Votação:X" e com a predefinição "{{votação|data de inicio|data do fim|hora}}" (sendo a mesma hora quando começou).
  • As votações devem sempre terminar com pelo menos quatro pessoas tendo votado a favor ou contra (podendo incluir o próprio criador da votação) para evitar golpes e abusos.
  • O prazo mínimo é de 14 dias (duas semanas). O prazo máximo é de 21 dias (três semanas).
    • Se durante o andamento da votação o servidor da Wikimerda ficar inacessível, a votação será prorrogada pelo(a) administrador(a) em proporção ao tempo em que o site esteve inacessível.
  • Se for comprovada uma acusação de fraude nas votações através da ferramenta de verificação de usuários ("check user"), os responsáveis por fraude serão banidos e seus votos desfeitos e as votações poderão ser refeitas caso tenham terminado com votos fraudados.
  • Tópicos em fóruns devem ser fechados apenas por pedido ou consentimento do próprio criador ou quando se tratam de votações encerradas no prazo determinado. A ação só pode ser feita uma única vez, sem oportunidade para qualquer reabertura.
    • Porém, tópicos que passarem dois meses sem nenhuma atividade devem ser fechados pelo administrador, sem a oportunidade de reabertura. O usuário que quiser voltar a discutir o assunto do tópico fechado, deverá criar outro.
  • Deve-se evitar a repetição de tópicos com a mesma dúvida ou pergunta. Antes de criar um tópico de dúvida, por favor confira se já existe um tópico que resolva a sua dúvida.
  • Para o administrador que puder fechar o tópico ou encerrar a votação, por favor use a predefinição {{encerrado}} e dê seu comentário decisivo no próprio local (antes de encerrá-lo(a) definitivamente).

Política de Criação e Edição

Todos os artigos e páginas devem seguir as regras básicas e comuns de sintaxe e formatação e começar com pelo menos o incipit (é raro um artigo não precisar dele). Somam-se a isso as seguintes características:

  • A necessidade de estar em português brasileiro (PT-BR) ou em português europeu (PT-PT).
  • Ortografia ótima que siga o "Acordo Ortográfico de 1990", sendo vedado o uso do internetês, somente permitido em casos exemplares (estando escrito entre aspas, em itálico ou dentro do campo de citação) e contextuais (funcionando como uma piada interna de artigos como internetês ou "miguxês").
  • Gramática aceitável (como, por exemplo, a informalidade típica do português brasileiro e gírias).
  • Consistência textual (incluindo ter uma premissa clara).
  • Terminados (e com a possibilidade de serem expandidos por outros usuários).
  • O uso de pelo menos uma categoria.

Esboços

Os esboços são artigos que possuem menos de 2000 bytes, a definição de esboço não inclui logicamente listas ou anexos, páginas de manutenção, predefinições e imagens. Artigos nessa condição devem ser marcados com a predefinição {{esboço}}.

Se perceber um esboço, por favor, expanda-o para que ele possa florescer e crescer. Quando expandir o artigo com muito amor, você poderá remover a {{esboço}} de modo que ele possa libertar-se. Se acontecer de você encontrar um artigo "curto e grosso", sinta-se livre para adicionar o {{esboço}} no final do artigo.

Por favor, veja a categoria de esboços para artigos curtos que você pode expandir, para que se transformem em adoráveis e longos artigos. Para obter uma lista completa de todos os artigos curtos da Wikimerda, consulte a página especial que lista todas as páginas curtas da Wikimerda.

Observações e notas