Wikimerda:Como criar um artigo

De Wikimerda
Ir para: navegação, pesquisa

O conteúdo abaixo é sério!
Mas se você estiver drogado vai achar graça mesmo assim.


Muito bem, pequeno aspirante a editor da Wikimerda... você entrou aqui, e olhou todos os belos artigos da wiki. Você sempre teve vontade de fazer humor e ver pessoas rindo de algo que você fez, e por isso, cria uma conta, pensa em um artigo bom pra criar, começa a fazer ele e... se lembra que não sabe como fazer um artigo! Não se preocupe, pois além de todos aqueles tutoriais que temos sobre como adicionar imagens, fazer categorias e tudo mais, temos esse tutorial criado especialmente para você saber a forma básica de um artigo e fazer sua primeira obra prima!

Colocando predefinições e citações[editar]

Cquote1.png O que é uma predefinição tio? Cquote2.png
Você sobre a predefinição

Predefinição é algo como isso. Para você colocar essa caixa colorida em seu artigo, é só você ver o nome dela (no caso, "predefinição:trevas") e colocar entre chaves ({{ }}). Então fica assim:

  • Quando está editando:

{{trevas}}

  • Quando você salva seu artigo:
Capeta.jpg
Como criar um artigo surgiu das trevas!!!

Vamos mergulhar o mundo nas trevas!!

Muerteenllamas.gif

OBS>> É recomendado não colocar predefinições em excesso, pois polui o artigo visualmente. 2 predefs no topo é o limite adequado.

Existem predefs de série de artigos também! Essas predefs devem ir para o final do artigo, por questão de estética. Em outras palavras, não poluir ou desorganizar o artigo.

  • Quando está editando:

{{QI}}

  • Quando salva seu artigo:
v  d  e h
Carla perez.jpg
Chaves Kiko.jpg
Pessoas reprovadas em testes de Q.I

Adriane GalisteuAmaury Jr.Amy WongAteuBanda CineBeavis e Butt-headBelieberCarla PerezCauê MouraChavesChico LangClaudete TroianoCláudia LeitteCláudia RodriguesDado DolabellaDani CalabresaDébora VilalbaDescíclopeDidi MocóDiogo MainardiDirectionerDungaElvira AlfacinhaFã de South ParkFaustãoFelipe NetoFrancine PiaiaFred FigglehornFunkeiroGalvão BuenoGeraldo LuisGeisy ArrudaGuguGyselle SoaresHebe CamargoHomer SimpsonIrina Youssupov BrusilovÍris StefanelliTeu paiJustin BieberKleber BambamLatinoLoira do AtonLondon TiptonLulaLuiz Carlos AlborghettiMaísa SilvaMaria de Lurdes RodriguesMarcos MionMatt StoneMCMicareteirosMionzinhoMissHannahMinxNatália CasassolaOne DirectionOrkutianoOtakuParreiraPaul W. S. AndersonPeter GriffinQuicoRalph WiggumRodrigo FerrazRubens BarrichelloSabrina SatoSanta IgnorânciaSérgio MallandroSeth MacFarlaneSônia AbrãoTrey ParkerVJVocêXuxaZeca Pagodinho



Uma breve introdução ao conteúdo no topo do artigo[editar]

Cquote1.png Introdução?? Vou ter que enfiar meu pau no cu de alguém Cquote2.png
Você

Se você pensou assim, sai daqui funkeiro filho duma puta. Se você não pensou assim, continue lendo.

Introdução é mais ou menos algo que você coloca no topo do artigo (abaixo das predefinições e citações) pra dizer o que diabos é um "Smurf", exemplo:

Smurfs são duendes emos traficantes de Cogumelos Alucinógenos. Têm como inimigos naturais o Gargamel, que tenta a todo custo comê-los, e o Mario, feroz rival no ramo de comércio de cogumelos.

Se a introdução for muito grande, você pode colocar dentro de uma primeira seção que poderá se chamar "Introdução" ou "Que porra é essa?" ou "Que merda é essa?" ou "Que diabo é isso?" ou o caralho que você quiser.

Mas se você ficou a vida toda pensando numa introdução e não conseguiu bolar nenhuma, VAI TOMA NO CU vai sem introdução mesmo, que depois algum outro wikimerdista inventa uma.

Fazendo as seções[editar]

Está vendo essas maravilhosas seções que estou fazendo? Para fazer elas você usa o sinal de igual (para leigos como você, "=") e quanto mais sinais de igual, menor será o tamanho das letras do título da seção e consequentemente menor sua relevância. Observe:

Seção 1[editar]

==Seção 1==

Seção 1.1[editar]

===Seção 1.1===

Seção 1.1.1[editar]

====Seção 1.1.1====

Escrevendo o conteúdo das seções[editar]

Ridícula essa lição não? Mas até um macaco treinado sabe fazer um texto melhor que você. Então iremos fazer você ser como um macaco treinado, e aprender a escrever um texto.

Muitos noobs novatos quando editam seus artigos criam em parágrafos, assim:

"Vermelho, vermelhasco, vermelhusco, vermelhante, vermelhão... Eu odeio o inter, mas vermelho é meu coração..."

Não crie com espaço. Wikimerda é um site wiki e em modelo wiki não há parágrafos. Crie assim:

"Vermelho, vermelhasco, vermelhusco, vermelhante, vermelhão... Eu odeio o inter, mas vermelho é meu coração..."

Perfeito! Agora anote: não colocar parágrafos. Logo estará tão acostumado que irá reprovar em redação porque esqueceu de colocar espaço após os parágrafos. Daí pode culpar a Wikimerda quando seu professor resmungar.

Se quiser, pode centralizar o seu texto, colocando a tag "<center>", observe o exemplo abaixo:

<center>Oi, como vai você?</center>

Que fica como:

Oi, como vai você?

Outra coisa que você pode fazer é alterar o tamanho do texto, deixando grande como você gosta (eu sei do seu segredinho...) ou deixando pequeno, é só você usar o exemplo abaixo:

{{dimensionar|200%|Teste de miopia grátis custando 20 reais.}}

Teste de miopia grátis custando 20 reais.

Quanto maior a porcentagem que colocar, maior o tamanho da letra. Se aplica a mesma coisa quando você coloca menor porcentagem: menor será o tamanho.

Colocando imagens[editar]

Agora que você sabe fazer o básico para um artigo, vamos para a parte mais "difícil". Colocar imagens é mais complicado do que adivinhar a opção sexual do Alexandre Frota.

  • Organizando as bichinhas:

Para organizar a imagem para a direita, coloque assim: [[Imagem:nome da imagem.jpg|right|thumb|Coloque a descrição aqui]]

Para a esquerda, coloque assim: [[Imagem:nome da imagem.jpg|left|thumb|Coloque a descrição aqui]]

Para o centro, coloque assim: [[Imagem:nome da imagem.jpg|center|thumb|Coloque a descrição aqui]]

  • O tamanho delas:

O tamanho de uma imagem é como os peitos de uma atriz pornô: quanto maior, mais chamativo, mas você já viu os peitos de uma do tamanho de Plutão? Portanto, o tamanho das imagens podem comprometer a organização do artigo: imagens muitos grandes espremem o texto. Prefira sempre colocar em tamanho razoável, por volta de 200px. Observe o exemplo para regular o tamanho a seu gosto (ui!).

[[Imagem:exorcista.jpg|center|thumb|200px|Boa noite]]

Boa noite

Colocando vídeos[editar]

Os vídeos são as coisas mais fáceis do mundo, apenas copie o código e substitua pelo link do vídeo no Youtoba:

OBS: É muito importante que tire o "watch?" do endereço e coloque uma barra "/" no lugar do sinal de igual para que o vídeo apareça.


<YouTube>
title=HAHAHAHA!
movie_url=http://www.youtube.com/watch?v=WrPXpU74_oc
embed_source_url=http://www.youtube.com/v/WrPXpU74_oc
wrap=yes
width=400
height=300
</YouTube>

Colocando efeitos (AKA palavras coloridas, letras com tamanho grande e etc)[editar]

Links internos/externos[editar]

Sabe o que é um link? É essa coisa azulzinha que quando você clica é mandado para outra página da Wikimerda.

  • Para criar um link faça assim:

[[Link|Blá blá blá]]

  • Ficará algo assim:

Blá blá blá

Mas o que acontecerá se você pôr no artigo gatinhas? O link ficará vermelho pois não existe o artigo "gatinhas". Nesse caso, faça isso, meu elementar Anônimo:

[[Gato|Gatinhas]]

  • Ficará assim:

Gatinhas

O titio ensina mais uma vez: você coloca na frente o nome do artigo e atrás o que você quer que apareça!

Os links são ótimos para fazer "piadas ocultas". Esta seção é cheia de piadas ocultas! Outro tipo de link é o externo, quando você quer por exemplo, passar o endereço de um site pornográfico para os punheteiros de plantão, você coloca:

[http://www.redtube.com/]

  • que aparecerá de forma discreta...

[1].

Se você quer colocar um comentário apenas adicione com uma barra de espaço e escreva qualquer merda:

[http://www.redtube.com/ Olha só! Descobri um vídeo da sua mãe aqui!]

Olha só! Descobri um vídeo de sua mãe aqui!

óbvio, não coloque nos links externos um link com o objetivo de promover algum blog ou algum produto que você está vendendo e que só tenha o objetivo de fazer propaganda. Lembre-se, se você quer que alguém compre os "consolos" da sua mãe, vá fazer isso em outro lugar! Você pode levar um belo de um ban de algum moderador malvado por spam.

Itálico, riscado, negrito, Colorido e sublinhado[editar]

Outro elemento importante para seu artigo! Quando for colocar termos em inglês ou fazer alguma homenagem paga-pau para algum filme, coloque em itálico. Para colocar em itálico aperte aquele botãozinho bonitinho com um "I". Pode também fazer colocando 2 " ' " no começo e no final da palavra.

O negrito é a mesma bosta coisa: aperte o botãozinho lindinho com um B de bunda ou coloque 3 " ' " no começo e no final da palavra.

Para riscar use {{strike|texto para ser riscado}}. Assim você pode escrever merdas algumas piadas boas.

Para deixar o texto mais gay e colorido, use o código <font color=nome da cor em inglês>palavra a ser colorida</font>

O sublinhado é usado poucas vezes, mas serve mais para dar ênfase, só para casos exagerados mesmo. Use <u> para começar a sublinhar e </u> para parar de sublinhar.

  • Unindo todos, o código ficaria assim:

<font color=red>{{strike|'''''<u>WTF?????</u>'''''}}</font>

  • e que aparece assim:

WTF?????

Ver também[editar]