Geleia de Wharton

De Wikimerda
Ir para navegação Ir para pesquisar

A geleia de Wharton (substantia gelatinea Funiculi umbilicalis, essa porra tem um nome científico? E eu nem precisei alterar nada, é isso que estava na Wikipédia, incluindo o Funiculi no meio da frase que deve ter sido o vândalo italiano que colocou) é uma substância gelatinosa dentro do cordão umbilical também presente no humor vítreo do globo ocular e no humor nonsense da Malucopédia. É, essa meleca está dentro do seu olho!

É, em grande parte, composta de mucopolissacarídeos, que são açúcares melequentos, por isso se você comer um pouco dessa geleia sentirá um leve gosto de ranho açucarado. Ela também contém alguns fibroblastos e macrófagos, que só servem pra dificultar o texto.

Oclusão do cordão umbilical[editar]

Como tecido da mucosa ela protege e isola veias umbilicais, dando uma lubrificada nessas veias, da mesma forma que uma vaselina. A geleia de Wharton, quando exposta a mudanças de temperatura, grampeia estruturas dentro do cordão umbilical e, portanto, fornece um aperto fisiológico no cordão (uma média de) cinco minutos após o nascimento, por isso às vezes nasce um moleque gordo gelatinoso e a gente não sabia o porquê.

As células-tronco[editar]

As células na geleia de Wharton expressam vários genes de células-tronco, incluindo a telomerase, e uma única bola de meleca pode formar vários tecidos de meleca, gigantescos, igual à Bolha Assassina. Elas podem ser extraídas, cultivadas e induzidas a se diferenciarem em tipos de células maduras, tais como neurônios, sim, neurônios criados a partir de meleca.

A geleia de Wharton é, portanto, uma fonte potencial de células-tronco adultas (veja também o método mais comum de armazenar sangue do cordão umbilical - essa frase absurdamente aleatória estava no texto original copiado, mas mereceu o destaque aqui tamanha a wadafâquidão). A geleia de Wharton é uma região preferida pelos geneticistas para a pesquisa e preservação de células-tronco.

Etimologia[editar]

Recebeu o nome do inimigo do Super Mario Bros 2 Wart, o lagarto gelatinoso, já que a geleia de Wharton se assemelha ao personagem.

Ver também[editar]