Solar dos Meireles

De Wikimerda
Ir para navegação Ir para pesquisar

Bro of sky (mano do céu), em primeiro lugar, o que diabos é um solar? Só pode ser coisa de português mesmo, mas o que significa isso? Aparentemente, segundo nossa irmã gêmea retardada mental, solar é uma espécie de casarão antigo e majestoso. Sério, esses portugueses não poderiam apenas chamar de "mansão" ou "casarão"? Agora, sobre o assunto propriamente dito, o Solar dos Meireles é um desses solares, que agora sabemos que se tratam de casarões.

Agora resta entender por que diabos um artigo sobre um casarão qualquer que é chamado de solar pelos portugueses tem uma droga de um artigo aqui na Wikimerda. A verdade é que o autor desse artigo estava procurando no "Página aleatória" da Wikipédia algum artigo sobre algo desconhecido sem muita relevância, para exportar pra cá com o texto limpo, apenas com alguns retoques, ou seja, o autor tinha a intenção de apenas criar um desses artigos criados através de um texto da Wikipédia trazido para a Wikimerda com leves alterações cômicas, porém acabou achando essa página e ficou abismado sobre o que seria um solar.

Numa luta mental pra tentar saber o que é, o autor acabou desistindo de copiar um texto e fazer pequenas alterações e decidiu criar algo através de sua própria criatividade, então senta que lá vem merda. Lógico que o fato de o artigo original sobre esse tal de Solar dos Meireles na Wikipédia é bem pequeno, então não dá pra tirar nem um esboço dele, mas o que tiver lá será usado também. Não sei como o artigo não foi apagado lá da Wikipédia tamanho o "privatismo" do assunto. A casa do meu cachorro é mais famosa que isso, e eu nem tenho um cachorro.

O que é[editar]

O Solar dos Meireles é um solar português, isso a gente já sabe, mas existe algum solar casarão que não seja português? Fica aí a dúvida pra você. O Solar dos Meireles fica localizado na ilha açoriana da Terceira, concelho (com C mesmo, não vá pensando que é burrice do autor!) de Angra do Heroísmo, freguesia de São Pedro. Essa localização específica não nos interessa muito, visto que jamais iremos para o arquipélago de Açores para visitar o tal solar.

Este solar localiza-se junto aos Portões de São Pedro, na encruzilhada (sorte que não há macumba em Portugal) dos caminhos para o localidade do Pico da Urze, onde se encontra o Palácio de Santa Catarina, que é a residência de Verão do bispo de Angra (informação importantíssima...), e o Caminho de Baixo que dá acesso à freguesia de São Mateus da Calheta e à localidade de São Carlos. Fica na área de abrangência da Paisagem Protegida do Monte Brasil (isso tem nome de algo enciclopédia, o link vermelho fica). Perceba que nem o próprio artigo da Wikipédia diz algo sobre o tal solar, apenas onde fica, tamanha a importância desse lugar.

O Solar dos Meireles foi fundado pelo patriarca Manoel Meireles e pelos filhos Joaquim e Manoelzinho Meireles, apenas para ser uma casa de praia, mas alguém decidiu que essa casa tinha que ser tombada por ser um solar, mesmo que a Família Meireles nem soubesse o que caralho é um solar, mas tomaram no ânus e tiveram que deixar o solar pra trás. Hoje o Solar dos Meireles é um ponto turístico dos Açores, com uma visitação média de três pessoas por ano, sendo dois gajos perdidos procurando um banheiro público e que mijam no muro da casa, e um realmente fazendo turismo solar.

Ver também[editar]